Paróquia São Raimundo Nonato

Desde 1962 a serviço do Reino de Deus

Entre 1944 e 1962, a área que atualmente corresponde à Paróquia de São Raimundo, no bairro de Porangabuçu recebia atendimento religioso dos Padres Lazaristas, da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, sediada no
Benfica. No lugar onde hoje é a igreja de São Raimundo fora construída uma capela, ainda na década de 1940.

“Quem deu o terreno pra construir a igreja de São Raimundo foi o capitão Bessa. Ele deu também aquela quadra todinha dos Vicentinos”, foi o que nos contou Dona Odete, paroquiana das mais antigas no lugar, mãe de dezenove filhos, dos quais se criaram dez.”

A família Bessa era portadora de uma grande faixa de terra, em Porangabuçu e em cuja extensão havia uma lagoa, que se tornou conhecida como Lagoa do Bessa. Tem sido bastante aterrada, mas ainda continua com uma grande porção d’água. E tendo ele, o velho Bessa, uma certa devoção a São Raimundo, 6 doou uma parte desse terreno, para que fosse construído ali, um Santuário com uma imagem de São Raimundo, adquirida pelo mesmo doador do terreno.

Ainda nos anos 1940, a igrejinha foi abençoada por Dom Raimundo e, ao longo do tempo, a sua estrutura foi passando por alterações. Sob a liderança dos padres redentoristas, as reformas da igreja tem contado com a participação dos paroquianos, seja pela doação de terreno e de material de construção, seja através da mão de obra.

“Meu nome é Mazé Acário, tenho 76 anos (em 2013). Moro nesta Paróquia exatamente há 76 anos. Conheci a capela de São Raimundo, a pequenininha, só com uma porta; era porta de entrada e porta de saída. A minha família era muito ligada à igreja católica: minha mãe, minha vó, meu irmão…”

De capela passou a Paróquia

A partir de 1962, a história dessa igreja e a dos paroquianos começou a tomar outra direção. Nesse sentido, encontra-se no Livro de Tombo da Paróquia dos Remédios um registro importante:

Decreto nº 150. Modifi ca os limites da Paróquia de N. Sra. dos Remédios. Valendo-nos dos poderes que nos são conferidos pelo Código de Direito Canônico, obtido o parecer favorável do Conselho Arquidiocesano e ouvido o parecer dos párocos das paróquias interessadas, havemos por bem alterar os limites da Paróquia de N. Sra. dos Remédios – como de fato alteramos pelo presente Decreto – os quais serão os seguintes: Partindo da Rua Delmiro de Farias, no ponto em que ela corta a Av. Capistrano de Abreu, a linha segue rumo ao Noroeste, até a Rua Capitão Francisco Pedro; por esta – rumo ao Nascente – até a Rua Tiradentes; por esta – rumo ao Noroeste – até a Rua Professor Anacleto; por esta – rumo ao Norte – até a Rua Padre Guerra; por esta – rumo ao Nascente – até encontrar os limites da Paróquia N. Sra. (dos Remédios digo) do Carmo. O mais sem alteração. O presente Decreto entra em vigor no dia 25 de março próximo. Dado e passado nesta cidade de Fortaleza, sob nosso Sinal e Selo de nossas armas, aos 11 de fevereiro de 1962. Antonio – Arcebispo de Fortaleza. Mons. André Camurça, sec. do Arcebispado.

No livro, abaixo deste texto, lê-se: “No dia 25 de março os padres redentoristas irlandeses tomaram posse na nova Paróquia de São Raimundo. Entregamos a capela sem saldo e sem dívidas”.

Construindo formas de participação

Além da construção de escolas, está na lembrança das pessoas a preocupação dos redentoristas em atender, do ponto de vista religioso, pessoas enfermas, nas suas casas e principalmente nos hospitais públicos situados nos
arredores da Paróquia.

Párocos (1962 – 2020)